Programa Educativo
O programa educativo do museu tem por objetivo maior promover: transformação social, defesa da democracia e dos direitos humanos, inclusão sociocultural, engajamento cívico, avanço de mulheres de todas as idades para alavancar o protagonismo feminino e para a equidade de gênero, raça e social. A ação pedagógica e a transposição didática fundamentam-se na tríade teoria, pesquisa e prática. Para tanto, a programação educativa divide-se em geral e especial, abarcando projetos, pesquisas e ações educativas que seguem a visão, a missão e os valores do Museu das Mulheres.
São ofertados cursos para formação e capacitação diversas, aprimoramentos, estudos iniciais e avançados, desenvolvimento profissional contínuo e pesquisas sobre a arte, cultura, história e educação. A programação se expande para o acesso gratuito entre ações virtuais, híbridas e presenciais, atendendo públicos da arte, mulheres artistas, estudiosas/os, pesquisadoras/os, educadoras/es, outros segmentos sociais e demais pessoas interessadas.
Para garantir o acesso amplo, criou-se para segmentos sociais vulneráveis direção educativa especial, norteada pelo ideal de formação profissional inicial, aprimoramento e desenvolvimento de carreira, incluindo direito ao avanço intelectual, criativo e social, tendo como foco o combate à pobreza imposta, racismo estrutural, LGBTQIA+fobia, violência contra mulheres de todas as classes, idades, raças e etnias. Sendo tais focos diretrizes estratégicas da ação ampliada do programa educativo do Museu das Mulheres.
Ressalta-se que todos os eixos do educativo possuem programas específicos de acessibilidade, inclusão e integração de públicos especiais - como PcD, pessoas autistas e transtorno mental, dentre outros - sendo atendidos por profissionais especializados sob programa pedagógico estruturado.
O programa educativo completo divide-se em três núcleos, a saber: arte e protagonismo, educação e avanço, mediação e conhecimento. A seguir, saiba mais sobre cada núcleo:
Arte e Protagonismo Feminismo
Núcleo de formação profissional, aprimoramento e desenvolvimento de carreira artística de mulheres artistas de carreira e emergentes. Com metas de aprendizagem, pesquisa, criação e protagonismo, realizando para mulheres artistas as seguintes ações educativas: cursos, oficinas, debates, palestras, grupos de pesquisa artística, conversa com artistas e coletivos, elaboração de projetos colaborativos de arte e orientação profissional qualitativa para o protagonismo financeiro feminino no sistema de arte.
No âmbito da produção de conhecimento e de pensamento crítico, incentiva a pesquisa artística e visual, interdisciplinaridade, impulsionamento da criação artística crítica, leituras atuais sobre história da arte, arte de mulheres, arte decolonial, práticas artísticas e teorias femininas inovadoras.
Educação e Avanço das Mulheres
Núcleo que se divide em duas linhas de ação: geral e especial. A linha de ação na categoria geral verte-se para formação continuada, qualificação e pesquisa científica alinhadas à arte, cultura, educação e história. Tendo a programação voltada para cursos, oficinas, seminários, encontros, debates, atividades, grupos de pesquisa e eventos educativos temáticos. Professoras e professores, estudantes de arte, pesquisadoras e pesquisadores, artistas e outros profissionais da área artística são os nossos públicos-alvo.
A linha de ação na categoria especial trabalha para garantir a acessibilidade de públicos diversos e vulneráveis ao acesso de ações educativas formativas. Para alcançar o objetivo do museu de avanço de mulheres de todas as idades, raças e etnias em situação de pobreza imposta, a programação terá ações educativas, projetos de qualificação com formação inicial, aprimoramento, desenvolvimentos de carreira, aquisição de habilidades e atitudes sociais, críticas e profissionais que gerem emprego, renda e independência - sobretudo para combater a violência contra as mulheres.
Mediação e Conhecimento
Núcleo que realiza visita mediada com as práticas contemporâneas da mediação em exposições virtuais e presenciais. Traz o conceito de produção de conhecimento por ação de mediadoras/es de arte, coadunando com a partilha do conhecimento e a troca de saberes sobre artistas e obras de arte entre mediação e público. Completa-se com a promoção de visitas educativas culturais para grupos escolares, professoras/es, educadores/as, organizações, instituições e projetos socioeducativos.
Com o ideal de expansão do conhecimento por intermédio da transdisciplinaridade, receberemos especialistas de outros campos de saber e cultura para provocar camadas de leituras de exposições, artistas e obras de arte.
Equipe do Educativo
Coordenadora Enize Neves
Assistente Gabriela Puschiavo